segunda-feira, 1 de junho de 2015

Eu, o Dom Quixote e o nome do Blog





Antes de mais nada, ouça a música!



Depois quero deixar claro que eu não li a obra Dom Quixote, então qualquer coisa que eu falar a esse respeito vai ser por pequenas pesquisas e principalmente relacionadas a música ok? Espero poder ter o livro em mãos em breve.
Bom, então vamos lá... (Rs) Como prometido, estou postando este texto afim de explicar o porque do nome do blog. Quero crer que você já ouviu a música acima e notou que a frase ‘Por amor as causas perdidas’ foi tirada dela hehehe.
 A música intitulada ‘Dom Quixote’ do Engenheiros do Hawaii é uma bela homenagem ao protagonista da obra que conta a história de
...um pequeno fidalgo castelhano que perdeu a razão por muita leitura de romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos. O romance narra as suas aventuras em companhia de Sancho Pança, seu fiel amigo e companheiro, que tem uma visão mais realista. A ação gira em torno das três incursões da dupla por terras de La Mancha, de Aragão e de Catalunha. Nessas incursões, ele se envolve em uma série de aventuras, mas suas fantasias são sempre desmentidas pela dura realidade. O efeito é altamente humorístico “ (fonte: Wikipédia)
Bem, criatividade nunca foi o meu forte e esse foi um dos principais motivos de não ter criado a página antes. No que diz respeito ao nome então... nem me fale. Eu tinha tantos e nenhum nome que definisse bem o que eu queria transmitir pra quem lesse. É como se o nome devesse ter a ver comigo e principalmente mostrasse a minha defesa pelas coisas que acredito, foi aí que surgiu o ‘Por amor as causas perdidas’.
Em novembro do ano passado eu a ouvi pela primeira vez. Não conhecia nenhuma música da banda até então (por incrível que pareça), a primeira foi essa e desde então fiquei apaixonada pelos poemas cantados do Humberto Gessinger (pra quem não sabe fundador e vocalista da banda ).
Foi a partir dela que me interessei pelo muso inspirador da letra, O Dom Quixote de La Mancha.

" Eu não sabia que a música era capaz de fazer com que coisas novas
surgissem dentro da gente e de nos levar a lugares que nem o compositor imaginou."

- Jojo Moyes


A música é realmente algo transformador, pode te levar a euforia e a depressão, felicidade e tristeza e mais uma porção de coisas que ficaria aqui enumerando. E essa realmente foi um presente pra mim.

Mas o que realmente me chama atenção nesse personagem e a descrição dele na música não é o fato dele ser louco. Pra muitos ele pode até ser só isso, mas pelo pouco que sei, Dom Quixote conseguia enxergar coisas que nenhuma outra pessoa conseguia, como no capítulo em que ele vê um gigante atrás dos moinhos de vento. Tudo bem, no caso dele isso pode até ser doença, porque de fato os gigantes não existiam mas o que eu pude absorver desse personagem e da narrativa cantada foi esse olhar dele, a sutileza e a grandeza do autor em criar um personagem tão raro e ao mesmo tempo tão comum. Quantos Dom Quixotes existem por aí e são classificados como lunáticos simplesmente por não enxergarem como todo mundo. Sua defesa pela liberdade e justiça são realmente inspiradores e de fato isso deveria ser uma causa ‘perdida’ naquela época.  

“Muito prazer me chamam de otário. ”

E quantas vezes somos mais um dos milhões de otários espalhados pelo mundo por não seguir um padrão, por ser diferente daquilo que os outros esperam e talvez até por acreditar em coisas que as pessoas deixaram de crer faz tempo. Me senti um Dom Quixote da vida muitas vezes.

 “Peixe fora d’água, borboletas no aquário”

 Sim por amor as causas de Deus, Por amor das causas simples, Por amor ao próximo e dos animais abandonados. Por amor do que é belo, do olhar sincero, do coração em Paz. Por amor a espera do eterno, por amor a pausa, ao encanto, ao encontro, a chuva e da terra molhada. Por amor a vida bem vivida, por amor ao AMOR verdadeiro, por amor ao sorriso e aquilo que faz a vida valer a pena.

Eu me chamo Lívine, autora do texto

 “Muito prazer ao seu dispor, se for por amor as causas perdidas, POR AMOR AS CAUSAS PERDIDAS!”


Nenhum comentário:

Postar um comentário